top of page

THIS DREAM MIGHT FADE AWAY | SERIES | 2015 - 2022

PT

 

A Série This Dream Might Fade Away fala sobre diversas possibilidades de ser da matéria. Construindo um lugar de simulação, traz uma questão apelativa ao questionamento da materialidade primeira dos objetos para tecer essa narrativa. Partindo de pedaços de tecidos engomados em tinta e dispostos em suportes variados, as obras constroem ao nosso olhar um lugar onde a certeza sobre aquilo que se observa - sua composição, seu peso - são senão incertezas que movem o espectador pelo espaço. Neste jogo entre matéria e virtualidade, peso e leveza, o trabalho nos apresenta não apenas questionamentos sobre o lugar da camada e da cobertura hoje, assim como o de seus valores para a composição de um objeto, mas também um espaço singular que, muitas vezes esquecido, tecem diálogos nos vãos que existem entre a escultura e a pintura.

 

Os trabalhos vão além de si mesmos, são estudos que antecedem a prática da pintura clássica representativa dentro da pesquisa de Gabriella, e assim, tornam-se por anos, observações técnicas onde a profundidade, a perspectiva, sombra, luz e o volume são revistos através de suas precisões matéricas e presentes, resultando na série pictórica sobre a representação do “drapery” na história da arte e referênciando nelas intermináveis formas de relaciona-las.

EN

The This Dream Might Fade Away series talks about different possibilities of being of matter. Building a place of simulation, it brings an appealing question to the questioning of the first materiality of the objects to weave this narrative. Departing from pieces of fabric starched in ink and placed on various supports, the works construct, in our eyes, a place where certainty about what is observed - its composition, its weight - are nothing but uncertainties that move the viewer through the space. In this game between matter and virtuality, weight and lightness, the work presents us with not only questions about the place of the layer and the covering today, as well as their values ​​for the composition of an object, but also a singular space that, many times forgotten, weave dialogues in the gaps that exist between sculpture and painting.

 

The works go beyond themselves, they are studies that precede the practice of representative classical painting within Gabriella's research, and thus, for years, they become technical observations where depth, perspective, shadow, light and volume are reviewed through its material and present precisions, resulting in the pictorial series on the representation of “drapery” in the history of art and referencing in them endless ways of relating them.

bottom of page