top of page

BRINGING DOWN HISTORIAL NARRATIVES

PT

“Jurei Mentiras” foi desenvolvida a partir de minha pesquisa sobre a perpetuação de farsas históricas com intuito de fortalecimento de um ideal de superioridade europeia. Dentro de uma idéia que ocultava informações históricas sobre esculturas greco-romanas terem sido coloridas originalmente e conforme o tempo terem sofrido um processo de despigmentação, o que como consequência acabou se tornando uma postura radical de estética persuasiva. No século 20, para os nazistas a inexistência de cor refletia um homem mais moderno, sofisticado e superior. E isso foi usado para justificar suas ideologias mortais.


O pesquisador alemão Brinkmann, alega dentro de sua pesquisa de mais de 40 anos sobre o assunto, que a figura colorida reflete melhor as emoções individuais. Já, sobre uma única cor, com frequência o branco, é possível projetar qualquer ideologia.

Retorno então a essa prática de trabalhar pigmento sobre mármores (muitas vezes arruinados) que foram resgatados por mim através de garimpo e que assim, perdem esse lugar de maior nobreza e sofisticação se tornando uma base para a pintura existir.

EN

 

“Jurei Mentiras” was developed from my research on the perpetuation of historical farces in order to strengthen an ideal of European superiority. Within an idea that concealed historical information about Greco-Roman sculptures having been originally colored and over time having undergone a process of depigmentation, which as a consequence ended up becoming a radical posture of persuasive aesthetics. In the 20th century, for the Nazis, the lack of color reflected a more modern, sophisticated and superior man. And this was used to justify their deadly ideologies.

 

The German researcher Brinkmann, claims within his research of more than 40 years on the subject, that the colored figure better reflects the individual emotions. Already, on a single color, often white, it is possible to project any ideology.

 

I then return to this practice of working pigment on marble (often ruined) that I rescued through mining and that, therefore, lose this place of greater nobility and sophistication, becoming a basis for painting to exist.

bottom of page